domingo, 27 de março de 2011

Evoé

                                           EVOÉ   BACO
                                          Dia Internacional do Teatro



O dia mundial do teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. mas não esqueçamos  que   o teatro nasce juntamente com o homem, desde os primordios,os povos primitivos por meio da dança costumavam exprimir seus estados emocionais e dramatizar situações




 Dionisio para os gregos e Baco para os Romanos                                              

Deus  equivalente ao  romano Baco, especificamente deus do vinho, das festas, do lazer,do prazer, do pão e mais amplamente da vegetação, um dos mais importantes entre os gregos,  e o único Deus filho de um mortal.Frequentemente liderava as Maenads barulhentas, bacantes, sátiros, ninfas e outras figuras disfarçadas para o bosque.
 Nas lendas romanas, tornou-se Baco, que se transformou em leão para lutar e devorar os gigantes que escalavam o céu e depois foi considerado por Zeus como o mais poderoso dos deuses. Mais tarde, seu culto se tornou tão difundido que veio a ser cultuado em um momento histórico particular, até mesmo em Delfos, o santuário-chefe de Apolo. Nos festivais realizados em sua homenagem, que eram basicamente festas da primavera e do vinho, também foi acrescentadas performances dramáticas, especialmente em Atenas, de forma que seu culto pode ser visto ligado ao gênero dramático. Em geral é representado sob a forma de um jovem imberbe, risonho e festivo, de longa cabeleira loira e flutuante, tendo, em uma das mãos, um cacho de uvas ou uma taça, e, na outra, um dardo enfeitado com folhagens e fitas. Também aparece com o corpo coberto com um manto de pele de leão ou de leopardo, com uma coroa de pâmpanos na cabeça e dirigindo um carro puxado por leões. Suas seguidoras embriagadas eram chamadas de bacantes e é considerado também o deus protetor do teatro. Em sua honra promoviam-se festas dionisíacas e os ditirambos, que nas origens do teatro grego eram uma espécie de canto coral constituído de uma parte narrativa, recitada pelo cantor principal, ou corifeu, e de outra propriamente coral, executada por personagens vestidos de faunos e sátiros, considerados companheiros desse deus.


O desenvolvimento do Teatro Grego teve origem no culto prestado a Dioniso em Atenas. O festival principal no qual as tetralogias em competição (três tragédias e uma sátira) eram executadas era conhecido como Dionisía Urbana. Era um evento anual importante para a democracia. O teatro de Dioniso estava situado na encosta Sul da acrópole de Atenas, com lugares para um público de 17.000. Havia também os concursos dramáticos da Dionisía Rural e o festival Lenaia, cujo nome é um sinónimo de "Ménade". As peças também eram executadas no festival Anthesteria, que honrava Dioniso enquanto deus do vinho.



fonte de Pesquisa: Carlos Pinto(Jornalista e
Secretário Municipal de Cultura de Santos)
Wikipédia e no site:http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MGDionis.html



                                                    HOJE É DIA DE...


                                                                
É mais um dia de se comemorar
De se sentir
Saudemos à Baco...

Saudemos à Dionisio
Alegramo-nos em ser, em sê-lo
atores , atrizes, inventores de uma  
outra realidade...

Bebamos o dia
O vinho
O brilho
A arte....
....Dia de comemorar mais um 27 de Março


 EVOÉ  BACO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário